A difusão da Internet vem modificando costumes, modelos de negócio e, sobretudo, a forma com que o ser humano executa suas atividades e se relaciona com o mundo exterior.

Em termos de fabricação de sistemas inteligentes, a Inteligência Artificial já atinge patamares revolucionários ao ponto de substituir, em muitos casos, a atividade humana de forma ainda mais eficaz, executando tarefas com maior precisão e em menor tempo.

A automação de atendimento ao cliente, por exemplo, é um fator que revolucionou o comportamento dos usuários dentro da rede. Os recursos proporcionados pela Inteligência Artificial, como Machine Learning, fizeram com que a pré-programação de robôs pudessem executar tarefas antes desempenhadas de forma repetitiva e cansativa pelos seres humanos.

Atualmente, os bots ou chatbots (robôs aplicados aos bate-papo de SAC) se valem de suas propriedades para oferecerem atendimento pré-programado durante 24 horas mas vale destacar que eles têm o poder de lidar apenas com situações de menor grau de complexidade.

Ou seja, que por mais que os robôs sejam muito importantes em termos logísticos, eles não dispensam a contribuição humana para a monitoração e realização de serviços, além da solução de casos mais específicos.

Inteligência Artificial e Automação de Atendimento

Além de aumentar a capacidade do sistema em compilar e armazenar dados, as ferramentas da Inteligência Artificial podem prover um atendimento automatizado e pré-programado para servir ao cliente, tratando de casos de menor complexidade  dentro das plataformas digitais ou aplicativos em qualquer período do dia.

Programando as ferramentas e robôs da forma correta, é possível estar antenado a qualquer interação dentro da plataforma 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso que garante uma melhor cobertura do mercado e o atendimento a clientes que realizam suas atividades de compra no período noturno, por exemplo.

Dessa forma, ao contar com uma estrutura de automação de atendimento, a partir de sistemas inteligentes, é possível conquistar melhorias na relação com o cliente e na estrutura da empresa em termos logísticos. Isso porque as ferramentas de automação contribuem com a organização do banco de dados e ainda um atendimento mais dedicado e atento com o cliente, já que facilitam o primeiro contato e, em casos mais complexos, podem direcionar o cliente a um atendente que conseguirá sanar suas dúvidas.

Automação do atendimento e profissionais qualificados

Como mencionado anteriormente, a automação do atendimento pode melhorar a qualidade do serviço oferecido, mas não dispensa a contribuição humana no contato com o cliente.

Isso porque os bots e chatbots contam com respostas padrão que sanam as dúvidas mais frequentes e realizam atividades que já foram previstas como necessárias pela instituição.

Dessa forma, tudo que foge do que já está previsto necessita da contribuição de um agente humano. E de nada vale contar com um ótimo sistema de automação, se o profissional que realizará esse atendimento não tem o conhecimento e o treinamento necessário para completar o contato adequadamente.

E a Home Agent oferece exatamente acesso a profissionais treinados e qualificados, uma vez que com o método de trabalho home office é possível ter acesso a perfis mais experientes e com maior conhecimento que os encontrados nos call centers comuns.

Outro diferencial da Home Agente é a oferta de agentes que possuem competência sobre a área de atuação da empresa contratada, como no caso de organizações que trabalham com a área da saúde. Isso não só garante um atendimento atencioso e dedicado, como a efetividade do contato.

Vantagens de investir na automação do atendimento

O comportamento de compra e os costumes de navegação dos usuários na Internet são aspectos que pautaram inúmeros estudos na área. No entanto, ainda é difícil mensurar quais os hábitos dos clientes das plataformas digitais.

Até nesse quesito a automação de atendimento traz benefícios: é possível pré-programar os robôs para monitorar durante o período noturno (e até mesmo 24 horas por dia) a navegação dos usuários.

Veja abaixo uma relação das principais vantagens de se automatizar o atendimento:

  • Otimização do tempo de atendimento – os chatbots pré-programados apresentam um tempo de resposta menor para atender as solicitações dos usuários e pode direcioná-los aos atendentes corretos, de forma que esses profissionais já tenham conhecimento sobre caso, facilitando o contato;
  • Aumento da satisfação dos clientes – diante de um atendimento mais proativo e dinâmico, os clientes conseguem ser plenamente atendidos em suas solicitações na maior parte dos casos;
  • Possibilidade de programar atividades – as conquistas da Inteligência Artificial possibilitam a pré-programação dos robôs. Desta forma, é possível monitorar à distância, em tempo real e a qualquer hora o fluxo de informações na sua plataforma.

Além de criar toda a infraestrutura de atendimento home office, a Home Agent oferece serviço de consultoria para possibilitar a realização do atendimento home office por conta própria pelas empresas. Toda a logística é focada no omnichannel: telefone, vendas, SAC em redes sociais, chat online em sites, entre outros.

Maior produtividade com melhor eficiência econômica. A Home Agent preza por essa máxima na execução de seus serviços. Com profissionais qualificados e uma estrutura de trabalho ampla, estamos preparados para oferecer a melhor experiência aos usuários dentro das plataformas digitais.

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Automação de atendimento no período noturno

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