Como reduzir o absenteísmo em operações de telemarketing?

Empresas de telemarketing costumam enfrentar inúmeros problemas e desafios, como qualquer outra empresa. O absenteísmo sem dúvida é um dos maiores e o que mais pode afetar os resultados, influenciando diretamente no atendimento prestado aos clientes.

Muitos gestores, mesmo tendo que manter a visão de negócios e o foco em diversas tarefas, assumem que as altas taxas de absenteísmo e rotatividade são parte inerente às operações de telemarketing e buscam por soluções eficazes.

Se esse também é o seu caso e você não sabe como fazer para que sua empresa não sofra com o absenteísmo, continue conosco para conhecer um modelo com resultados comprovados contra esse problema.

O que é absenteísmo?

O absenteísmo nada mais é do que a ausência de um ou mais colaboradores no local de trabalho. Essa ausência se dá basicamente através de três motivos, sendo eles:

  • Faltas;
  • Atrasos;
  • Saídas antecipadas.

Em todos esses casos, os principais fatores que levam um colaborador a se ausentar são os problemas de saúde ou questões familiares, mas no que diz respeito à falta ou atraso o tempo perdido no trânsito também deve ser levado em conta, bem como outros indicadores que causam impactos operacionais.

Call centers que lidam com o problema normalmente enfrentam fatores internos que levam ao absenteísmo. Em uma empresa que não motiva seus funcionários e possui líderes autoritários demais, por exemplo, é comum até mesmo que os colaboradores inventem desculpas para não terem que comparecer ao trabalho, gerando pontos negativos para todas as partes.

Além disso, greves, enchentes e manifestações, por exemplo, acabam por afastar os colaboradores de suas funções nos call centers tradicionais. Em tais ocorrências, adotar o home office como plano de contingência é uma estratégia eficiente para solucionar as ausências dos agentes, garantindo o funcionamento das operações de atendimento.

Como o absenteísmo impacta as empresas de telemarketing?

Uma forma rápida de entender o quanto o absenteísmo afeta sua própria empresa é realizar cálculos, como o que consta nesse artigo da Gympass. Essa, porém, é a medida menos importante quanto se trata de excelência no atendimento prestado.

Para resultados mais efetivos, as empresas de telemarketing devem lançar mão de formas mais eficazes de manter o atendimento funcionando sem falha, o que é impossível de ser feito sem uma equipe engajada e especializada. Veja a seguir por que o home office é a melhor forma de reduzir o absenteísmo e como ele influencia positivamente todos os envolvidos.

As empresas de telemarketing podem optar pelo home office para minimizar o problema

O home office é uma das opções para alcançar engajamento e motivação por parte dos agentes, a exemplo das operações de atendimento executadas pela Home Agent, em que a taxa de absenteísmo é 5 vezes menor que a média mercado, ficando inferior a 3%. Essa métrica revela que a operação é até 30% mais produtiva do que a realizada nos modelos tradicionais de telemarketing.

O segredo? Agentes mais motivados se tornam mais produtivos, o que resulta em menos ausências ou atrasos. Além disso, a qualidade de vida obtida com o modelo home office permite que os colaboradores tenham mais tempo para a família e para os estudos, refletindo diretamente nos resultados da empresa.

O modelo home office da Home Agent atrai profissionais que não trabalhariam em empresas tradicionais de call center e valorizam muito a oportunidade de estarem longe do trânsito e mais próximas da famílias, como mães que não poderiam sair de casa para trabalhar. Outro benefício é o controle da empresa em relação às horas que o colaborador trabalha, com fácil acesso a informações como hora de início e hora da pausa para almoço.

Vale lembrar que o engajamento do time de agentes é um fator decisivo para reduzir o absenteísmo de forma efetiva para qualquer modelo de call center.  Nesse sentido, medidas podem ser tomadas, tais como:

  • Mantenha diálogos constantes com a equipe, alinhando objetivos e informações;
  • Crie e mantenha um ambiente de trabalho agradável e acolhedor;
  • Tenha interesse pelos problemas pessoais dos funcionários, pois podem gerar faltas e atrasos;
  • Promova ações que visem criar e manter a motivação, como campanhas de incentivo.

Colocando essas ações em prática, já será possível verificar quedas no absenteísmo e, através da  operação de atendimento da Home Agent, uma transformação significativa com a elevação de indicadores qualidade.

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Como reduzir o absenteísmo em operações de telemarketing?

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