Escalabilidade e outras vantagens do Home Office para empresas

O home office é uma tendência que tem conquistado cada vez mais seguidores. E a escalabilidade tem sido uma das grandes responsáveis pela popularidade do método entre as empresas.

Essa condição especial, aliada aos altos índices de produtividade, economia e desburocratização, tornou o modelo uma excelente alternativa para empresas em busca de expansão e até startups.

Siga conosco na leitura e descubra como a escalabilidade e as outras vantagens do home office podem revolucionar seus negócios.

Escalabilidade: sua empresa crescendo sem limites – mas com custos baixos e sob controle

Se a sua empresa está prosperando e com perspectivas de franco crescimento (ou se isto faz parte de seus planos a curto e médio prazo), é comum pensar em uma possível expansão.

Para que sua empresa cresça mais, expandir rumo a novos mercados pode ser altamente estratégico e vantajoso – especialmente no mercado altamente competitivo de hoje.

Mas a expansão de sua base de clientes e modelos de negócios pode estar atrelada a novos custos operacionais. Novos escritórios e contratações e custos podem impossibilitar a operação antes mesmo que ela saia do papel.

É aqui que o home office mostra seu valor para as empresas: o formato permite total escalabilidade, já que sua empresa pode expandir equipes e áreas de atuação, mas com baixo custo.

Seus funcionários podem atuar de casa – economizando aluguel de um espaço comercial, custos com móveis, água, luz, deslocamentos e alimentação.

E a tecnologia hoje permite que sua empresa faça negócios com diversas partes do mundo – mas com custos baixos. Dessa forma, suas operações ganham em crescimento, produtividade e competitividade.

Indo além da escalabilidade

Segundo a Microsoft, o home office pode aumentar a produtividade de uma equipe em até 30%, além de representar uma economia para a empresa e para o funcionário.

Esta metodologia de trabalho pode até ser usada como um incentivo para reter talentos, especialmente quando se trata de trabalhar com os millennials.

Inclusive, um estudo da PwC mostra que este é o segundo modelo de contratação mais procurado por esta geração, por conta do horário flexível.

A maneira como as empresas estão se relacionando com os colaboradores está mudando:

  • Contratações trabalhadores que fazem home office estão em ascensão (e isso pode ir ainda mais além com a aprovação da Reforma Trabalhista no Brasil);
  • As empresas estão se expandindo internacionalmente, aproveitando a escalabilidade proporcionada pelo home office;
  • A tecnologia permite aos funcionários permanecerem produtivos onde quer que estejam.

À medida que mais empresas passem a buscar redução dos gastos no geral e expandir suas operações, o home office oferece um mundo de oportunidades.

O deslocamento de áreas de trabalho para escritórios menores, espaços de co-work e salas de reuniões reserváveis perto de suas casas ou clientes significa que as empresas podem impulsionar o crescimento de sua empresa sem impactar seu orçamento.

Mais da metade dos trabalhadores dizem que o home office aumenta a produtividade e a motivação.

Além da escalabilidade, o home office também garante um time mais produtivo e motivado, com profissionais qualificados.

Pesquisas recentes mostram que além de melhorar a produtividade, o trabalho remoto também ajuda os funcionários a se concentrarem melhor (56%).

A facilidade de trabalhar em casa, longe das interrupções habituais do ambiente de trabalho, renova o foco.

Dessa forma é possível manter-se nas tarefas do dia, sem interrupções dos colegas, reuniões e telefones tocando.

O home office também ajuda a sua empresa a manter os funcionários mais motivados, já que eles podem aproveitar melhor seu tempo livre.

Cerca de 55% dos entrevistados apontaram a economia do tempo gasto nos deslocamentos como uma grande vantagem.

Além de economizar com gasolina e estacionamento, estas pessoas evitam estresse no trânsito (que pode piorar nos dias de chuva ou de greve).

E têm mais tempo para relaxar com seus entes queridos (46%) no final de um dia agitado.

A pesquisa apontou ainda que 58% dos empresários afirma que o trabalho remoto facilita a aproximação dos clientes ou dos prospects para reuniões importantes.

A retenção de talentos é outro diferencial positivo. Toda essa economia gerada pode ser direcionada também para oferecer modelos de contratação mais vantajosos para os funcionários.

Veja nosso material exclusivo sobre Plano de Contingência, baixe agora gratuitamente!

Rolar para cima