Home office no call center e a produtividade

O home office é uma metodologia de trabalho que conquista cada vez mais empresas em todo o mundo, devido ao incremento da produtividade obtido através dele.

Além disso, benefícios como uma maior eficiência econômica, mais comprometimento e qualidade de vida para os colaboradores são grandes motivadores dessa mudança de cenário.

E um dos setores que aposta cada vez mais nesse modelo de trabalho é o de call centers.

Se você tem curiosidade sobre como é a rotina desse formato e se ele é realmente eficaz, descubra mais a seguir com a ajuda deste artigo.

Como o home office ajuda a garantir mais produtividade

Cada vez mais empresas adotam o modelo de home office para a área de atendimento ao cliente. Com isso, estão colhendo excelentes resultados e aumentando ainda mais seus padrões de qualidade e de produtividade.

Tanto que, segundo uma pesquisa recente da Call Center Helper, o modelo tem cerca de 40% de aprovação entre as empresas entrevistadas e 18% já estão operando no sistema de home office.

Este é um reflexo da transformação digital que estamos vivendo: o avanço da tecnologia possibilitou os sistemas na nuvem e tornou o home office uma tendência cada vez mais viável, especialmente para call centers.

Os sistemas em nuvem possibilitam que os gestores acompanhem o desempenho e a produtividade de suas equipes assim como se estivessem todos no mesmo ambiente: monitorando as ligações, orientando e esclarecendo dúvidas e informações – como a rotina normal de um escritório.

As equipes trabalham em suas próprias casas, devendo apenas atender a alguns requisitos necessários para poder desempenhar a função de forma eficaz – descubra quais são a seguir.

Conheça o perfil do profissional certo para garantir a produtividade em home office

Todas as vantagens que esse modelo de contratação oferece também exigem algumas contrapartidas por parte dos colaboradores.

O perfil do profissional, a disponibilidade de um local de trabalho adequado, capacidade de se auto gerenciar, garantia de produtividade e saber usar as ferramentas certas são requisitos fundamentais para o home office.

É preciso dar uma atenção extra à questão do perfil – nem todo bom profissional no escritório tem um bom desempenho quando atua remotamente. Este profissional deve indispensavelmente ser dotado de disciplina, comprometimento e accountability.

É importante também que ele demonstre segurança e senso de independência, já que mesmo tendo supervisão remota constantemente, muitas de suas tomadas de decisão devem partir por conta própria.

Pessoas que atuam remotamente precisam ter a consciência de que sua produtividade funciona de acordo com o seu auto gerenciamento e a forma como equilibram as tarefas do dia no trabalho com as questões em sua casa.

Por isso, esse profissional precisa estabelecer uma política junto aos familiares, delimitar uma área para ter privacidade e evitar distrações.

Proativo, dinâmico, ágil e organizado – eis o perfil de um bom profissional para home office. E o tipo de talento que a Home Agent conta em suas equipes.

Soluções terceirizadas podem oferecer os melhores resultados econômicos e de performance

Talvez você tenha achado que toda essa operação de call center no formato home office seja complicada demais para o seu negócio. E você talvez tenha razão, caso sua ideia seja montar essa estrutura internamente.

A menos que sua empresa tenha os recursos e as habilidades necessárias para montar seu próprio call center, a melhor solução é procurar uma empresa com expertise e solidez no mercado para garantir a produtividade de sua operação.

Há muitas razões pelas quais a terceirização da central de serviço ao cliente é a melhor escolha para sua empresa. Conheça algumas delas a seguir:

Escalabilidade garantida

O modelo de home office permite que as empresas possam ampliar suas operações de uma forma mais prática e econômica.

Isso de dá porque o formato dispensa algumas preocupações e despesas do formato convencional, como o custo de locação e manutenção de estruturas físicas, equipamentos, mobiliário, entre outros.

Outra vantagem de apostar no formato de home office, como o praticado pela Home Agent, é a atração e retenção de profissionais com qualificações muito superiores aos encontrados usualmente em operações tradicionais.

A maior eficiência econômica e a flexibilização da metodologia de trabalho torna o modelo de contratação mais atrativo para profissionais com um nível maior de expertise no mercado, cuja remuneração seria inviável dentro do formato tradicional.

Gestão simplificada da rotina de atendimento

Quando sua empresa terceiriza a área de atendimento ao cliente, simplifica boa parte de suas operações internas e dá mais produtividade à rotina diária.

A partir daí a empresa está livre da burocracia que envolve contratações, aspectos ligados à área de Recursos Humanos e operações. E pode focar no que é realmente importante para o seu sucesso, como a parte estratégica e a cobrança por resultados efetivos.

Gerenciar um volume alto de chamadas, gerir a equipe, rotatividade, treinamento, garantir a qualidade, contar com um software personalizado são rotinas comuns de um call center.

Mas podem custar muito tempo, esforço e, principalmente, dinheiro quando você não tem a expertise necessária.

Resumindo: encontrar uma empresa que tem experiência em soluções de call center, de preferência com vivência na sua área de atuação, é a melhor forma de garantir mais produtividade e a melhor experiência para seus clientes.

E é justamente essa expertise, aliada às soluções de qualidade e produtividade, que a Home Agent está preparada para oferecer à sua empresa.

Nós preparamos o material “Desmistificando o Home Office: tudo que sua empresa precisa conhecer sobre esse formato de atendimento” para ajudá-lo a compreender a viabilidade desta forma de trabalho em sua organização. Confira este material clicando neste link.

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