A gestão de hora extra no home office é essencial para evitar despesa extra, cara e desnecessária para a sua empresa.  

Manter a jornada de trabalho sob controle para as equipes que atuam remotamente pode ser um desafio. Mas com as estratégias corretas, é possível reduzir os gastos e aumentar a produtividade de sua força de trabalho.  

Descubra a seguir como a gestão de hora extra no home office pode ajudar a manter seu orçamento e a motivação dos colaboradores sob controle. 

O papel da gestão de hora extra no home office 

Recorrer a horas extras traz muitos aspectos negativos. Entre eles, custos altos, possíveis impactos na saúde e performance dos colaboradores, problemas trabalhistas.  

Assim, a gestão de hora extra no home office é um fator estratégico, beneficiando tanto os trabalhadores quanto as organizações.  

Recorrendo a este recurso apenas quanto for, realmente, necessário os colaboradores terão mais tempo para sua vida pessoal. Já a empresa contará com pessoas mais produtivas e motivadas. 

Por isso, é importante entender os motivos que levam ao trabalho fora da jornada estabelecida. Bem como meios de gerir cada situação. Veja a seguir! 

Carga de trabalho intensa 

No geral, os colaboradores fazem horas extras para lidar com uma carga de trabalho intensa ou para compensar a escassez de pessoal. 

Como evitar horas extras: examinando a carga de trabalho e identificando quais tarefas estão fazendo com que a equipe precise trabalhar além do horário.  

Ter uma boa plataforma de gerenciamento de equipes em operações remotas ajuda a monitorar quais softwares ou documentos são usados e por quanto tempo.  

Com essas informações, é possível fazer a gestão de hora extra no home office com eficiência. Além disso, o responsável pode ajustar processos de trabalho e prioridades, bem como identificar departamentos sobrecarregados ou com falta de pessoal.  

Assim podem delegar responsabilidades de trabalho para outros membros da equipe. E, se necessário, contratar pessoal adicional. 

Um bom sistema com controle de jornada no home office tem a funcionalidade que mostra quando colaboradores se afastam de seus computadores por muito tempo. Ao sinalizar momentos ociosos, permite identificar o motivo da interrupção do trabalho, inclusive se for tempo gasto em reuniões. 

Falta de foco pede gestão de produtividade 

No trabalho remoto, é preciso cuidado para evitar a falta de foco. Tanto que de acordo com um estudo, 29% dos trabalhadores se atrasam em suas demandas pelo menos uma vez por mês.  

A falta de concentração no home office se demonstra de diversas formas: 

  • Atraso ao iniciar a jornada diária ou finalizar antes do horário com frequência; 
  • Permanecer indisponível para a equipe durante longos períodos; 
  • Fazer longas pausas para o almoço / café / fumar; 
  • Se dedicar a tarefas domésticas durante o expediente. 

Nestes casos, os colaboradores tendem a precisar de horas extras para compensar esse tempo desperdiçado. 

Como evitar horas extras: adotando uma plataforma de gerenciamento de equipes que permita realizar a gestão de hora extra em home office. Ela ajudará a detectar automaticamente os horários ociosos do computador e os tempos de login/logout.  

Assim, os gestores poderão ajudar sua equipe a ter maior foco e ser mais produtiva

Ausência de registro para login / logout 

Outra razão para a gestão de hora extra no home office é controlar o registro de login e logout durante a jornada de trabalho. 

Não registrar os intervalos para o almoço e pausas de descanso, inclusive, abre brechas para futuros processos judiciais.  

Como evitar horas extras: substituindo ou aprimorando os sistemas existentes por uma plataforma que gerencie equipes em operações remotas. Incluindo a gestão de hora extra no home office, com o controle de entrada/saída.  

Ter este registro bem documentado também servirá para comprovar que a empresa cumpre a legislação corretamente.  

Uma boa plataforma garante a eficiente gestão de hora extra no home office 

Como você pode ver, o trabalho desnecessário de horas extras pode ser o resultado de muitas variáveis. Então, a melhor forma de reduzir isso é adotar uma ferramenta como a Plataforma Remote, by Home Agent

Os recursos de Remote permitem que sua empresa possa acompanhar a escala em tempo real. Além disso, ainda é possível fazer o bloqueio de tela fora da escala, integrar com o ponto eletrônico e fazer alteração de horários (intra day). 

Assim, sua empresa tem acesso a dados de produtividade e ociosidade, alertas de improdutivos, relatórios uso/top utilizados, comparativo de perfis e outras informações relevantes para a sua operação. 

Com a Plataforma Remote, você soluciona a gestão de hora extra no home office e uma série de desafios comuns ao gerenciamento de equipes híbridas e remotas

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