O futuro do trabalho no Brasil envolve o modelo híbrido, exigindo uma plataforma para gestão de equipe remota que ofereça meios de tornar esse processo eficiente.

Qual o papel de uma plataforma para gestão de equipe remota quando percebemos o crescimento exponencial do trabalho híbrido no Brasil?  

A resposta é uma só: ela é imprescindível para garantir visibilidade, orientar e promover interação e manter a produtividade em times que atuam ora na empresa, ora em suas residências

Tendo como base uma pesquisa recente realizada pelo IDC, a pedido do Google Workspace, propomos uma reflexão sobre a importância do modelo híbrido. 

Afinal, ele é desejado pelos colaboradores e bem-visto pelas empresas, em função de muitas vantagens para ambos os lados. Mas requer uma plataforma para gestão de equipe remota para o monitoramento. 

Veja os pontos mais importantes dessa pesquisa e saiba como superar os desafios de ter uma força de trabalho que atua à distância. 

O mundo se transformou e o modelo de trabalho também 

Pesquisa encomendada pelo Google Workspace, traz dados muito interessantes sobre a mudança provocada pela pandemia na forma de trabalho. 

As entrevistas com cerca de 1.300 colaboradores de empresas brasileiras de vários segmentos e portes, chegou às seguintes conclusões: 

  • Mesmo após a pandemia, 82% dos funcionários estão atuando de modo híbrido, sendo que destas pessoas, 76% trabalham 2/3 dias de suas casas; 
  • 65% de quem atua presencialmente, mudaria de emprego para mesclar atividades na empresa e em home office. 

Além disso 81% dos entrevistados que trabalham dessa forma, acreditam que esse formato facilita a adaptação às contínuas mudanças na rotina. Já 76% afirmam que a empresa e o gestor conseguem ajudá-los a desenvolver suas atividades – desde que adotem uma plataforma para gestão de equipe remota. 

Até mesmo o impacto positivo na produtividade foi informado pela maioria (58%), muito em função do maior bem-estar físico e mental proporcionado pelo trabalho híbrido (apontado por 75%). 

Superando desafios com uma plataforma para gestão de equipe remota 

Na contramão dos dados positivos, existem alguns desafios a serem superados quando se atua à distância.  

Para 73%, reuniões presenciais são mais inclusivas e para 46%, há maior dificuldade em construir relações com outros integrantes da equipe por meio remoto – número maior entre as pessoas mais jovens 

Outro ponto que merece atenção é sobre a carga de trabalho: 45% acham que trabalha mais quando estão remotos, 31% sentem que trabalha igual e 24% pensam atuar menos. 

Na verdade, mesmo as percepções menos positivas podem ser superadas, proporcionando maior bem-estar aos colaboradores.  

Com Remote by Home Agent, plataforma para gestão de equipes remotas, o gestor consegue manter a equipe engajada e integrada, tendo visibilidade sobre as atividades de seu time e controle sobre muitas de suas atividades.  

Também controla a jornada de trabalho, garantindo o cumprimento conforme estabelecido entre empresa e colaborador. 

O crescimento da colaboração entre profissionais e equipes 

De 2021 para 2022 cresceu o nível de colaboração nas empresas, segundo o estudo do IDC. Os índices, que estavam em 68%, saltaram para: 

  • 83% consideram a colaboração como alta ou muito alta no seu departamento; 
  • 81% sentem que a colaboração na empresa como um todo é alta ou muito alta. 

Além disso, 90% dos entrevistados demonstraram estar dispostos a colaborar. E a visão dos funcionários em relação ao que é colaborar, também ganhou novos significados.   

Enxergando este ato como algo mais coletivo, os profissionais citam como forma importante de colaboração, entre outros:  

  • Elaboração de documentos compartilhados para serem trabalhados de maneira colaborativa (apresentações, planilhas, documentos de texto); 
  • Criação de grupos de trabalho e salas de bate-papo para discussão de projetos específicos;  
  • Uso de redes sociais internas para colaboração aberta em projetos/fóruns de discussões;  
  • Construção de sites para compartilhamento de conteúdo entre a organização, times e pessoas; 
  • Projeção de arquivos durante chamadas de videoconferência e execução de ajustes/comentários em tempo real. 

Ou seja, dentro do conceito de colaboração, adotar uma plataforma para gestão de equipe remota que favoreça esta troca, torna-se essencial. 

Papel da tecnologia no trabalho híbrido

Ainda tendo como base a pesquisa anteriormente citada, é evidente a necessidade de recursos tecnológicos para garantir que o trabalho à distância seja produtivo. E mais: que siga o compliance trabalhista, gere entrosamento entre as pessoas e dê visão total aos responsáveis. 

Com uma plataforma para gestão de equipe remota, a mudança para o modelo híbrido torna-se mais prática e eficiente. Tanto que percepção dos entrevistados sobre o assunto é a seguinte: 

  • 82% afirmam que ela aumenta a capacidade de se adaptarem rapidamente às mudanças que acontecem diariamente (88% das lideranças X 77% dos liderados); 
  • 81% reconhecem que a ferramenta permite enfrentar alterações entre 
  • diferentes modelos de trabalho (86% das lideranças x 77% liderados) 
  • Para 76%, o uso da tecnologia promove maior liberdade de escolha sobre onde e quando trabalhar (83% das lideranças X 70% liderados). 

Do outro lado, as empresas acreditam que soluções modernas proporcionam ganhos significativos, acelerando processos e tornando-os mais produtivos e ágeis.

Remote by Home Agent é uma plataforma para gestão de equipe remota completa 

O Remote by Home Agent é uma solução para gerenciar equipes remotas que oferece uma ampla gama de recursos para garantir a eficiência. 

Desenvolvemos a plataforma com base em mais de 10 anos de experiência gerenciando nosso próprio time remotamente.  

Assim, escolhemos as funcionalidades mais relevantes para qualquer empresa que precise operar neste modelo. O que se aplica não só ao processo de atendimento ao cliente, mas qualquer atividade processual, inclusive no modelo híbrido e presencial. 

Lançada em 2022, nossa plataforma para gestão de equipe remota já é usada por vários clientes, mas também está em fase de implantação em outros. Entre nossos parceiros temos: BNDES, Espaço Laser, Nubank, etc. 

Perfeita para a transformação de modelo de trabalho, o Remote turbina a gestão de equipes remotas porque possui diversas funcionalidades. Entre elas: 

  • Reduz horas extras com controle de carga horária e bloqueio automático da estação ao final da escala, com possibilidade de ajustes intra jornada; 
  • Melhora o gerenciamento de produtividade, ajudando o gestor a saber quem de seu time está abaixo da produtividade esperada e priorizando a atenção imediata aos que saem do padrão; 
  • Aperfeiçoa o monitoramento da equipe através de acesso remoto das telas, de maneira transparente, com gravação de tela e geolocalização
  • Nossa plataforma para gestão de equipe remota aprimora a segurança da operação, com biometria facial, bloqueio de portas, bloqueio de aplicações e listas de restrições
  • Eleva a gestão do parque tecnológico, monitorando as estações e identificando as que estão com memória e processamento lentos, bem como a velocidade da internet. 
  • Gerencia o modelo híbrido, com módulo de reserva de espaço de escritório. 

O trabalho híbrido vem crescendo de modo acelerado em função das muitas vantagens oferecidas para empresa e profissionais. Mas, para manter a produtividade e qualidade, você precisa de uma plataforma de gestão completa! 

CONHEÇA REMOTE E POTENCIALIZE A GESTÃO DO TIME REMOTO 

Home Agent Rolar para cima