O home office já é uma realidade em milhares de empresas pelo mundo e, embora possa encontrar um pouco de resistência no mercado brasileiro, está ganhando cada vez mais espaço também por aqui. O motivo desse crescimento, ou pelo menos o maior deles, está no fato de esse modelo de trabalho ser extremamente motivador para os colaboradores, contribuindo significativamente para o aumento da produtividade.

Produtividade que, por sinal, se torna ainda mais próxima do negócio da empresa através de profissionais qualificados, que são atraídos pelos benefícios que existem no trabalho remoto, o que não ocorre quando as atividades do atendimento devem ser realizadas a partir de um escritório.

Nesse post separamos algumas informações relacionadas à percepção das próprias empresas acerca do trabalho home office e da produtividade que o mesmo proporciona. Dessa forma, se tornará mais fácil avaliar as necessidades de sua própria empresa e escolher esse modelo de trabalho para otimizar o atendimento realizado.

Confira no próximo tópico.

A produtividade e os demais benefícios do trabalho home office

Como todo fator que interfere nas atividades de uma empresa, o home office também é elemento de pesquisas e estudos, como o desenvolvido pela SAP Consultoria em Recursos Humanos envolvendo mais de 200 empresas presentes em território nacional.

Através desse estudo foi possível constatar que não existe necessariamente um setor específico que possa se beneficiar do aumento da produtividade com a adoção do home office, existindo empresas de inúmeros segmentos que já o fizeram. Constatou-se também que os motivos de resistirem num primeiro momento à essa adoção são similares, concentrando prioritariamente nos que seguem:

  • Os cargos que o modelo home office pode englobar;
  • As áreas, acreditando-se que somente TI tem possibilidades de desenvolver um bom trabalho à distância;
  • As necessidades da própria empresa e as necessidades que a adoção do home office implicaria.

Após a adoção, porém, tais empresas puderam perceber que se tratava de fato somente de um receio, e que os benefícios de ter colaboradores trabalhando de casa são inúmeros, indo muito além do aumento da produtividade. Esse aumento, pode-se dizer seguramente, é também resultado de outros fatores positivos alcançados, como:

Aumento da qualidade de vida

A partir do momento em que podem trabalhar de casa, os colaboradores deixam de perder horas de deslocamento, podendo utilizar esse tempo para atividades diversas. A diminuição do estresse causado pelo trânsito, por exemplo, também contribui para uma melhora significativa na qualidade de vida.

Uma pesquisa realizada pela Home Agent com seus profissionais mostrou que em empregos anteriores eram gastas em média 4 horas por dia com transporte. Esses mesmos profissionais citam que com o tempo extra agora é possível ter mais momentos em família, dormir melhor, estudar e cuidar da saúde, adquirindo mais qualidade de vida.

Aumento da satisfação

Os colaboradores que podem trabalhar sem sair de casa se mostram mais satisfeitos, considerando também a confiança que a empresa demonstra ter em seus respectivos trabalhos. Sentindo-se mais valorizados, automaticamente se tornam mais produtivos.

Retenção de talentos

Uma vez satisfeitos com o trabalho que estão desenvolvendo, os colaboradores se tornam mais produtivos e engajados com o objetivo da empresa, dificilmente sendo necessário realizar uma demissão e, consequentemente, uma nova contratação.

Dessa forma, se torna mais fácil reter os talentos que a empresa já possui.

Além desses benefícios, que justificam o aumento da produtividade, a empresa conta ainda com a vantagem de obter um diferencial na contratação de colaboradores, optando pela terceirização.

Considerando que estruturar um programa de home office pode ser um projeto de longo prazo e dispendioso, a melhor maneira de se apropriar dos benefícios deste modelo de trabalho é recorrer a uma empresa que tenha essa como sua atividade principal e refinado modelo operacional, ou seja: eliminando-se a chance de errar, contando com alguém que já sabe o que fazer.

As vantagens do atendimento home office terceirizado

Presente no mercado desde 2011, a Home Agent nasceu para ser a primeira operação de atendimento do Brasil baseada totalmente na casa dos operadores. Entre as vantagens que apresenta para seus clientes estão não só os pontos acima citados, mas também os que incluem a terceirização em si, como a responsabilidade trabalhista relacionada a cada colaborador e, ainda, o fornecimento do mobiliário e equipamentos necessários para o desenvolvimento do trabalho.

Outro ponto forte desse tipo de operação, aliado ao aumento da qualidade de vida dos colaboradores em questão, é a qualificação que os mesmos possuem, que dificilmente se encontra no mercado tradicional de atendimento, e a forma como utilizam o tempo extra livre que passam a ter. Muitos investem em especializações e estudos, indo de encontro à necessidade das empresas contratantes de obter mão de obra com um bom nível de escolaridade.

As soluções que apresentamos, tanto ativas quanto receptivas e envolvendo diversos canais, se adequam a qualquer necessidade e área de atuação, tendo e-commerce, saúde e educação como exemplo.

A satisfação do consumidor torna-se uma realidade, bem como o aumento da produtividade, da qualidade do serviço prestado pelos colaboradores e das taxas de conversão de sua empresa.

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