ChatGPT no atendimento ao cliente pode substituir o ser humano?

ChatGPT no atendimento ao cliente pode substituir o ser humano?

É possível usar o ChatGPT no atendimento ao cliente? Em caso positivo, qual será o papel do ser humano nesta tarefa tão importante?  

Nos últimos tempos estas dúvidas estão pairando no ar. E não apenas na área de atendimento, mas em muitas outras funções que têm a escrita como uma das ferramentas principais. 

Não é de hoje que a Inteligência Artificial (IA) vem despertando interesse e ocupando espaço em discussões no ambiente de trabalho. Mas com a nova e poderosa ferramenta, o debate ganhou fôlego extra. 

Por isso, este assunto será abordado neste artigo – acompanhe conosco! 

OpenAI e sua Inteligência Artificial revolucionária 

Antes de discutirmos se é possível usar o ChatGPT no atendimento ao cliente, e de que modo a tecnologia vai influenciar o trabalho feito pelo ser humano, vamos entender melhor essa inovadora solução. 

Um dos assuntos mais falados nos últimos tempos, o ChatGPT pode ser definido como um modelo de linguagem avançado. Assim, essa IA é capaz de responder a uma ampla variedade de perguntas, fornecendo (quase sempre) informações relevantes aos usuários. 

Desenvolvida pela OpenAI, que tem Elon Musk entre seus fundadores, a tecnologia vem mostrando grande superioridade quando comparada a outras Inteligências Artificiais. 

Tendo o inglês como idioma principal, ela consegue fornecer respostas em outros quatro idiomas: espanhol, alemão, francês e, claro, o português.  

Treinada com grandes volumes de texto e criada com uma arquitetura de sofisticadas redes neurais, o ChatGPT passou a ter interação com o público no final de 2022. 

Desde então vem dando mostras de sua eficiência na compreensão e criação de conteúdos variados. É o caso de poesias, notícias, respostas automáticas e, até mesmo, sugestão de texto para uma petição. 

Sendo tão completa, claro que a citada IA vem sendo considerada como uma solução para muitas atividades.  

Ou seja, mais uma vez, nos vemos envolvidos na velha discussão sobre a máquina substituindo o ser humano. Assim como, de que modo adotar as facilidades de recursos tão inovadores e poderosos de forma ética. 

E, trazendo para nossa área de interesse, será possível usar o ChatGPT no atendimento ao cliente? É o que abordamos na sequência! 

Qual o potencial do ChatGPT no atendimento ao cliente? 

Será possível que os agentes de atendimento percam seu trabalho para a IA que é a estrela do momento? 

De acordo com Fabio Boucinhas, CEO da Home Agent, o uso do ChatGPT no atendimento ao cliente pode não só não substituir o ser humano. Mas pode ajudar o profissional que atende clientes por escrito. 

De que forma? Explorando a ferramenta de forma correta para obter textos e, depois, atuando como revisores do conteúdo gerado pela IA. 

Isso acontece porque “a tecnologia da OpenAI possui grande capacidade de comunicação síncrona, semelhante ao que vemos em atendimentos por WhatsApp. Mas a ferramenta ainda comete erros”, afirma Boucinhas. 

Como exemplo, o CEO cita referências a materiais inexistentes. Os motivos para estas falhas são basicamente: 

  • Ela se baseia na indexação de uma enorme quantidade de materiais produzidos até 2021, se houver erros em algum deles, comprometerá a informação fornecida; 
  • A máquina é capaz de absorver informação e fazer operações que reúnam estes materiais de forma coerente. Porém, não tem senso crítico para avaliar o resultado.   

Diante disso, especialistas acreditam que o uso do ChatGPT no atendimento ao cliente pode se dar na automação de trabalhos gráficos e para facilitar algumas etapas de relacionamento com cliente. 

Contudo, não tem senso crítico, tampouco condições de entender os sentimentos de uma pessoa – algo que apenas outro ser humano é capaz! 

ChatGPT no atendimento ao cliente – empresas como Home Agent estão testando a tecnologia 

Com seu potencial altamente disruptivo, a IA da OpenAI vem agitando o mundo corporativo. Tanto que as organizações em todo o mundo já estão estudando meios de aproveitar o potencial do ChatGPT em benefício de seus próprios negócios. 

Tendo a inovação em seu DNA, a Home Agent está utilizando a ferramenta em caráter experimental para algumas de suas operações. E, à medida que tiver resultados positivos, o uso será ampliado. 

Não poderia ser diferente, tendo em vista que estamos acostumados a fazer parte do movimento de transformação – e não a ser meros espectadores das mudanças. 

Acreditamos que o uso do ChatGPT no atendimento ao cliente, assim como de outras tecnologias, é altamente positivo. Mas precisa ser combinado com o ser humano e sua capacidade de identificar sentimentos. 

Assim, será possível oferecer a melhor experiência possível ao consumidor. E, por falar em cliente satisfeito, te convidamos a conhecer melhor as soluções Home Agent. 

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