Ter um e-commerce com personal shopper representa um grande diferencial para a marca que, assim, garante uma experiência marcante para seus clientes.  

O que é muito importante, tendo em vista que o mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores muito mais exigentes.  

Dessa forma, oferecer um serviço que une atendimento personalizado e conhecimento especializado é uma forma inteligente de atrair o público e fazer bons negócios.  

Neste artigo, vamos explorar o conceito e mostrar a importância de um e-commerce com personal shopper. Também vamos destacar as habilidades necessárias a esse profissional, visando uma boa assistência aos consumidores. 

Acompanhe e tenha excelentes resultados! 

O conceito de personal shopper e seu papel em um e-commerce 

A figura do personal shopper, tradicionalmente associado à assistência em lojas físicas, encontra uma nova dimensão no mundo digital. Isso porque, neste contexto, esse é o profissional designado para auxiliar os clientes em suas compras online.  

Assim sendo, oferecem orientações personalizadas, sugerem produtos relevantes com base nas preferências do cliente e fornecem insights valiosos para uma experiência de compra aprimorada.  

Mas existem outras razões para considerar a disponibilização de um e-commerce com personal shopper – nós apontamos as principais no próximo tópico. 

Vantagens de um e-commerce com personal shopper 

São muitos os benefícios de contar com um serviço de personal shopper nas compras online. Confira:  

1. Atendimento personalizado 

Seja em períodos normais ou naqueles de promoções, que atraem um fluxo maior de consumidores em busca das melhores ofertas, ter profissionais especializados para ajudar o consumidor em suas escolhas é um grande diferencial.  

Ter um e-commerce com personal shopper significa que os clientes podem receber orientações personalizadas de acordo com suas necessidades e preferências individuais.  

Isso melhora a experiência, acelerando a decisão de compra diante das várias opções.  

2. Eficiência nas compras 

Com a ajuda de um personal shopper, os clientes podem navegar pelas ofertas de forma mais eficiente.  

Isso porque o profissional pode direcionar os consumidores para as ofertas que melhor atendem às suas preferências, economizando tempo e evitando frustrações. 

3. Redução de escolhas difíceis 

A variedade de produtos e ofertas é uma excelente forma de agradar o público, mas também pode gerar dúvidas. Ainda mais quando não é possível ver, tocar e avaliar o produto ao vivo – mas, sim, pela tela de um dispositivo. 

Assim, contar com um e-commerce com personal shopper, ajuda a entender as necessidades do cliente, podendo reduzir o estresse associado à tomada de decisões difíceis e, claro, aumentando a satisfação geral do consumidor.  

4. E-commerce com personal shopper ajuda a aumentar as vendas 

Profissionais bem treinados colaboram para impulsionar as vendas, uma vez que eles têm o conhecimento necessário para destacar produtos de alta qualidade e oferecer sugestões relevantes que atendam aos interesses do cliente.  

Inclusive, podem explorar estratégias de cross-sell e upsell, elevando o valor do ticket médio com as vendas casadas. 

Conheça o perfil e habilidades do assistente de compras  

Uma das principais características do personal shopper é a empatia. Essa capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa é essencial para que o profissional possa entender melhor o gosto e estilo do indivíduo que está atendendo. Assim, poderá oferecer o item adequado a cada cliente. 

Outro aspecto fundamental é estar em dia com as tendências do mercado nacional e internacional em diversos setores. Assim sendo, poderá informar ao consumidor quais os produtos em alta, adequando-os ao perfil do comprador. 

Além disso, o e-commerce com personal shopper precisa de profissionais que apresentem os seguintes conhecimentos e habilidades: 

  • Excelente comunicação verbal e escrita; 
  • Capacidade de agir de forma proativa; 
  • Ser compreensivo, detalhista e sensível; 
  • Conhecer o portfólio da empresa e ter talento para vendas
  • Oferecer excelente atendimento, proporcionando a melhor experiência aos clientes; 
  • Ser paciente, mantendo a calma mesmo em situações estressantes. 

Ainda que pesquisa indique que os assistentes de compras sejam 76% do sexo feminino, o atendimento de qualidade pode ser realizado por pessoas de todos os gêneros. 

Forma de atuação de um e-commerce com personal shopper 

Grande parte dos consumidores prefere fazer suas compras por meio online, otimizando o tempo por não precisar sair do conforto de seu lar. 

No entanto, eles desejam receber em seu endereço o item adquirido, sem ter nenhuma surpresa desagradável. Aliás, a satisfação de constatar que o produto é exatamente como imaginou é condição essencial para que se mantenha fiel à marca. 

É aqui que entra em cena o e-commerce com personal shopper, garantindo ao consumidor informações essenciais sobre suas compras.  

Desse modo, o primeiro cuidado que o profissional deve ter é entender o perfil e as necessidades da pessoa. Na sequência, deve oferecer opções que se enquadrem nessas preferências – sempre com rapidez e o máximo de precisão possível. 

No entanto, como a compra ocorre por meio remoto, os assistentes de compras precisam utilizar recursos online para realizar seu trabalho. Os mais comuns são: 

  •  Whatsapp – essa forma de contato tende a ser bastante eficaz, em virtude da facilidade e rapidez com que o cliente e o personal podem se comunicar; 
  • Ligações – dependendo do consumidor e do tipo de produto, pode ser necessário informações mais específicas. Assim um e-commerce com personal shopper pode usar o telefone para gerar maior confiança e acelerar o processo de venda;  
  • Vídeos ao vivo – algumas empresas apostam no atendimento por vídeo para gerar uma experiência de compra mais próxima. 
  • E-mail – essa forma de comunicação entre o cliente e o assistente pessoal não é a mais eficiente, quando comparada com outras opções. Porém, é importante que as marcas mantenham esse canal aberto, atendendo ao público que tem preferência em usar o correio eletrônico; 
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Não importa qual o canal utilizado, é essencial oferecer uma experiência positiva para o seu público

E, quando o atendimento oferece um e-commerce com personal shopper, a possibilidade de encantar os clientes é ainda maior. 

A importância de um e-commerce com profissionais e tecnologia de alto nível 

Contratar e treinar os profissionais adequados, fornecer a infraestrutura tecnológica necessária e dimensionar a operação de maneira correta são elementos essenciais para garantir uma experiência de compra excepcional.  

Aqui é onde entra a Home Agent. Com ampla expertise em criar operações de atendimento ágeis, com os profissionais certos para atender o público de sua empresa

Além disso, nossa expertise vai ajudar a criar um e-commerce com personal shopper, ajudando sua empresa a atender as altas expectativas dos consumidores.  

Prepare-se para surpreender e encantar seu público no momento das compras online. Fale com os especialistas da Home Agent e garanta maior sucesso para seus negócios! 

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