Maior produtividade no trabalho remoto

Obter maior produtividade no trabalho remoto é um dos grandes desafios de todo gestor. E faz total sentido porque uma organização produtiva é mais lucrativa e competitiva

Sendo uma medida de desempenho que indica a eficiência com que as companhias convertem trabalho e capital em produtos/serviços, a produtividade organizacional pode ser medida em 3 níveis básicos: 

  • Pessoal: relacionada à capacidade de produção de um indivíduo; 
  • Equipe ou departamento: produção que os integrantes que compõem um setor conseguem oferecer, atuando em conjunto; 
  • Coletiva: produtividade agregada de todas as pessoas que formam a força de trabalho de uma organização. 

Mas se alcançar a evolução desses níveis produtivos já é complexo com um acompanhamento próximo, como atingi-la quando os colaboradores atuam em home office? Eis uma pergunta que está tirando o sono de muitos gestores. 

Isso acontece porque, apesar do trabalho remoto estar ganhando cada vez mais força, algumas lideranças ainda buscam se ajustar a essa mudança de paradigma.  

Afinal, trabalhar remotamente pode levar a distrações, menor interação entre os integrantes dos times e ao isolamento. Fatores que, se não forem contornados diminuem a capacidade produtiva – individual e coletivamente. 

A boa notícia é que esses – e outros – desafios podem ser superados. Explorando novas maneiras de orientar e gerenciar seus colaboradores que atuam à distância, consegue-se maior produtividade no trabalho remoto.  

E novas formas de conectar a equipe e ampliar o bem-estar dos colaboradores. Fator muito importante para diminuir o absenteísmo e elevar a performance dos indivíduos, da equipe e da companhia – ao mesmo tempo que evita o turnover

Entenda melhor a importância desses temas e saiba como afetam os seus negócios com a leitura a seguir. 

Bem-estar dos colaboradores e maior produtividade: qual a relação?

Nos últimos anos muitos empregadores notaram o impacto que o bem-estar dos colaboradores tem em seu desempenho. E, consequentemente, como levam a uma maior produtividade no trabalho remoto e na empresa em geral. 

Para começar, foi um período marcado por preocupações com várias questões, entre elas, econômicas e o medo de problemas na saúde – consigo próprio ou com entes queridos.  

Além disso, profissionais dos mais diversos setores passaram a dar mais valor para sua vida pessoal, buscando rotinas mais equilibradas. 

Inclusive, uma pesquisa recente da Microsoft mostrou que, após a pandemia, 71% dos brasileiros acham que saúde e bem-estar estão à frente do trabalho. 

Outros dados do estudo revelam que: 

  • 47% dos funcionários em todo o mundo pensam em colocar a vida familiar e pessoal frente ao trabalho; 
  • 18% deixaram o emprego nos últimos 12 meses, em busca de mais bem-estar, flexibilidade e, por último, remuneração; 
  • 43% dos entrevistados estão considerando seguir em home office. Números que, entre os entrevistados da Geração Z e Millennials, sobe para 52%. 

A pesquisa envolveu mais de 30 mil entrevistados em 31 países e revelou que “as pessoas estão repensando sobre o que realmente estão dispostas a abrir mão por suas carreiras”, diz Colette Stallbaumer – gerente-geral de Microsoft 365. 

Soma-se a esses fatores, a necessária prevenção de problemas como síndrome de burnout, estresse e outros males. Todos eles responsáveis por afastar profissionais de sua rotina profissional por períodos variados. 

Assim, é muito mais inteligente e rentável prevenir, ao invés de reagir a todas essas questões quando elas já estão em andamento.  

Afinal, profissionais saudáveis ajudam a manter o ritmo e a produção de sua empresa com os mais altos índices de qualidade, colaborando para que haja maior produtividade no trabalho remoto. 

Dessa forma, você evita gargalos de produção, problemas com prazos e distribuição. Além de outras questões que afetam a satisfação de seus clientes.

Como a plataforma Remote auxilia a ter uma maior produtividade no trabalho remoto 

Foi pensando em ajudar o gestor a acompanhar o trabalho remoto com eficiência, que a Home Agent, especialista e pioneira no mercado de Atendimento Remoto em todo o Brasil, criou uma ferramenta inovadora.  

A Plataforma Remote by Home Agent é uma solução completa de gestão de equipes que colabora para maior produtividade no trabalho remoto.  

Por meio dela, sua empresa conta com as principais funcionalidades para apoiar o desafio de consolidar essa metodologia com a sua força de trabalho.

Entre as vantagens, Remote garante:  

  • Controle da jornada de trabalho com redução de horas extras e riscos trabalhistas; 
  • Monitoria em tempo real do trabalho em execução – inclusive com múltiplas telas; 
  • Ferramentas de comunicação eficiente para apoio e engajamento; 
  • Gestão da produtividade e ociosidade individual e das áreas; 
  • Segurança da informação e controle do uso da estação de trabalho; 
  • Ganhos de produtividade em TI e redução de custo operacional. 

Com todas estas facilidades, Remote garante maior produtividade no trabalho remoto e melhores resultados para os negócios. 

E um time devidamente orientado por sua coordenação para desempenhar bem suas funções e crescer profissionalmente, só pode ser mais feliz e motivado a trabalhar com segurança. 

Descubra hoje mesmo como a Plataforma Remote by Home Agent pode ajudar sua empresa a produzir cada vez mais e melhor: 

FALE COM UM CONSULTOR 

Rolar para cima